segunda-feira, novembro 30, 2009
CCDS PROMOVE PALESTRA NA ESCOLA JULIO FRANAÇA
30/11/2009 - com o apoio do Ten. Cel - Francisco Erivaldo da Cordenadoria do Secretaria de Segurança Pública, foi realizada Palestra na Escola Julio França – Professor e Assistente Social - Dr. Ivan Casimiro. Ten Bombeir. Queiroz e
CCDS de Bela Cruz Edilson Carvalhedo Sampaio
AIDS - Luta contra o preconceito
Amanhã, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Preocupação:
De 1980 a junho de 2009, foram registrados 544.846 casos de Aids no Brasil. Durante este período, 217.091 pessoas morreram em decorrência da doença. Por ano, são notificados entre 33 mil e 35 mil novos casos da doença. Em relação ao HIV, a estimativa é de que, no País, tenham 630 mil pessoas infectadas. No Ceará, são 8.818 casos confirmados da doença
Dramas e solidão de quem convive com a Aids
No Hospital São José, eles enfrentam as complicações da Aids, o preconceito, a solidão e a superlotação da unidade
João, Maria, Francisco, Carlos e Antônio (nomes fictícios) são cearenses de várias idades e histórias de vida com uma questão em comum: são portadores de HIV e estão internados no Hospital São José. Todos eles contraíram o vírus HIV da mesma forma: não fizeram uso de preservativos e agora, dependentes dos medicamentos antirretrovirais, enfrentam o preconceito, a solidão e o medo.
Maria, de 50 anos, fez tudo o que não deveria. Com medo de contrariar o antigo companheiro, não exigiu a camisinha na hora do sexo. Resultado: contraiu o HIV há 16 anos. Só tomou conhecimento que estava infectada depois de perder sua filha, aos três meses de nascida, também portadora do vírus, e não conseguir se curar da tuberculose. "A médica me contou que passei a doença para a criança e disse que eu precisava procurar atendimento especializado para continuar vivendo".
Maria, natural do município de Fortim, passou a tomar os medicamentos, mas mesmo assim, subestimou o vírus e não exigiu do atual companheiro os cuidados necessários de proteção. "Eu avisei a ele, que disse não acreditar nisso. Na hora, ainda mostrei a camisinha, o que foi ignorada". E foi o que deu. Ao brincar com "fogo", Francisco, de 46 anos, se queimou. É soropositivo há 13 anos e atualmente, internado no São José, se cuida de uma pneumonia. "Na hora, eu não quis saber de nada e, muito menos, de preservativo.Foi meu erro".
quarta-feira, novembro 25, 2009
REUNIÃO DO CCDS E CONSELHO DA COMUNIDADE NA CAMARA MUNICIPAL
23 Novembro de 2009
O Conselho Comunitário de Defesa Social – CCDS e o Conselho da Comunidade de Execuções Penais de Bela Cruz, sob a presidência do senhor Edilson Carvalhedo Sampaio esteve reunido nesse dia 23 de novembro de 2009, às 19:30 horas, no auditório da Câmara Municipal, onde se fizeram presentes:
Dr. André Teixeira Gurgel, Juiz da Comarca,
Dr. Raimundo Magalhães Dantas, Promotor de Justiça,
Dr. Fernando Meneses Silva Filho, Delegado Civil,
Sargento Marcos Venicius Araujo Alves, Comandante do Destacamento da Polícia Militar na Unidade Pollicial,
Vereadora - Maria Elusa Carneiro Araujo,
Vereador - Raimundo Rodrigues,
Vereador - Egberto Alves de Sousa,
Presidente do Conselho Tutelar, Antonio Marcos Nascimento,
Conselheira Tutelar – Edilene Claudia Rocha,
Conselheiro Tutelar – Francisco Daniel Silveira,
Manuel Neri Adriano, Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil,
Gerente do Banco Brasil Deusimar Alves Cavalcante e Diretor de Relações Públicas do CCDS, Ana Camila Rodrigues, Assistente Social e 1ª. Secretária do Conselho da Comunidade de Execuções Penais,
Gerarda Selma Barbosa, Assistentes Social e Diretora de Patrimonio do CCDS,
Carlos Cesar de Carvalho, Vice presidente do CCDS,
Fábio Rogério Rocha, presidente do Conselho Fiscal do CCDS,
Jordan Leitão Sanders Vice Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Julio França, Ernando Pereira Morais, Diretor de Imprensa do Gremio Estudantil,
Antonio Fábio de Oliveira, representante da lgreja Assembléia de Deus,
Antonio Wilson dos Santos, membro efetivo do CCDS eprofessor, radilista,
Kátia Maria de Freitas Sousa, 1ª. Secretária do CCDS,
José Abelardo Morais – SG da Aeronautica, 2º Secretário do CCDS,
Diretor Direitos Humanos do CCDS – José Jocélio Araujo – Funcionário Público,
Claudenia Avelino Silveira – Professora,
Maria Charliane Morais, Toni Cesar Silva e outros.
Os assuntos debatidos foram os relacionados a prostituição infantil. Respeito a Lei do Trânsito, principalmente o que diz respeito a criança e o adolescente dirigindo veículos automotivos de acordo com determinação do (ECA), proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Várias atitudes vão ser tomadas, principalmente as ações que são consideradas como CRIME, assim se comprometeram, Juiz, Promotor, Delegado Civil. O Conselho Tutelar na pessoa do seu presidente, foi taxativo em declarar que vem fazendo o que pode, pois falta condições por parte da Prefeitura, com transporte e tudo foi confirmado o trabalho dos Conselheiros, pelo Delegado Dr. Fernando.
Bela Cruz está vivendo o melhor momento de atuação das autoridades com relação a Segurança Pública, pois, tem atuando como Delegado Civil Bel. Dr. Fernando Menezes Junior, o qual declarou que estava em Bela Cruz por ter passado em concurso e que era pago pelo Estado do Ceará, para trabalhar e junto com o seu escrevente estava fazendo o que era possível e impossível em favor da segurança do povo belacruzense.
Bela Cruz hoje está com uma viatura de grande porte zerada para atender as diligências em todo o Município.
Sargento Marcos Venicius Araujo Alves, Comandante do Destacamento da Polícia Militar na Unidade Pollicial, declarou que está com um destacamento de primeira linha e que existia uma parceria muito grande e confiável entre a Policia Militar e a Civil e solicitou a cooperação da população em ajudar na segurança evitando os trotes que chegam a 90% durante o dia, atrasando o serviço.
A Vereadora Maria Elusa Carneiro Araujo, foi atuante em defesa das crianças e adolescentes do nosso municipio, exigindo uma fiscalização maior por parte das autoridades, para que diminuisse a prostituição infantil.
Foi uma reunião de muito conteúdo e tomadas de atitudes e a mesma prolongou-se até as 23 horas.
O CoNSelho Comunitário de Defesa Social, CCDS, que tem como parceiros as Policiais Civil e Miliar e Corpo de Bombeiros e todos os seguimentos da sociedade e povo belaclruzense:
“IRÁ CONTINUAR COM O SEU TRABALHO DE PALESTRAS DE PREVENÇÃO, ORIENTAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS EXISTENTE EM NOSSO MUNICÍPIO”.
NÃO TEMOS PODER DE POLÍCIA, MAS TEMOS O PODER DE SERMOS VOLUNTÁRIOS A SERVIÇO DA PAZ.
Assinar:
Postagens (Atom)