quarta-feira, dezembro 23, 2009
REVIVENDO UM PASSADO INESQUECÍVEL
Recebi a outorga da "MEDALHA HONRA AO MÉRITO MUNICIPIO DE BELA CRUZ"
no dia 23 de fevereiro de 2006, durante os festejos de emancipação política do Município de Bela Cruz (49 anos de cidade).
O referido Título foi outorgado pela Câmara Municipal, aprovado por unanimidade dos Vereadores.
Esse título só é outorgado uma vez por ano a uma personalidade em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a comunidade belacruzense e em seção solene da Câmara Municipal.
Pronunciamento do Professor Expedito Bosco Nascimento.
Exmo. Senhor. Presidente desta Casa Legislativa, senhor Antonio Éxio Rios Morais, na pessoa de quem saúdo aos edis presentes.
Exmo. Senhor. Prefeito Municipal Dr.Eliésio Rocha Adriano, na pessoa de quem saúdo todos os Munícipes.
Exma. 1ª. Dama e Secretária de Ação Social Maria Helena Adriano, na pessoa de quem saúdo a Mesa.
Exma. Senhora Vereadora Maria do Socorro Rocha Araújo, na pessoa de quem saúdo mulheres aqui presentes.
Exmo. Senhor Edílson Carvalhedo Sampaio
A bondade é uma flor delicada que germina e cresce nos corações sensíveis e solidários. Esta manifestação de sentimento, envolve o amigo que hoje está sendo homenageado com uma MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO MUNICÍPIO DE BELA CRUZ.
Sr. Edílson, esta homenagem justa e sincera pelo muito que o senhor tem realizado em nossa cidade e Município, considero legítima e bem merecida, pois o sucesso não se mede pelo lucro acumulado, nem pela quantidade de bens adquiridos, mas pela ligação recíproca entre as pessoas.
Amigo, os verdadeiros êxitos, se encontram na satisfação pelo dever cumprido, na prática de boas ações e na consciência tranqüila, por ter contribuído para o progresso de um empreendimento saudável.
Senhor Edílson, sempre foi do conhecimento do povo belacruzense, seu desprendimento pelo outro e o quanto você tem se doado, para ajudar as pessoas, sem nada exigir em troca. No decorrer de suas existência sempre encontrou ressonância no seu íntimo, para transmitir sua palavra de afeto, dedicação, fôrça e aspiração, cujo dom, julgo construtivo e transformador.
Como voluntário, fundou uma série de associações comunitárias, fundou a radiodifusão comunitária Genoveva, transmitindo sempre programas, voltados para a causa da criança e adolescente e do idoso, levando as pessoas a desenvolverem sua personalidade e a ampliar sua capacidade de superação. Por dez (10) anos Vereador e duas (02) vezes Presidente da Câmara e atualmente exerce as funções de Assessor de Imprensa e Comunicação Municipal, Presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), Presidente da Associação Comunitária de Prevenção contra o uso indevido de drogas, um dos coordenadores do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), faz parte do Comitê da Lei 9840, contra a corrupção Eleitoral, além de outras funções úteis a comunidade. Caro amigo, é gratificante preocupar-se com o bem-estar do próximo, lutando pela felicidade de qlguém, procurando ouvir o outro, trocar idéias, resolver problemas sociais, dialogar, aproximar pessoas, fortalecer valores e acreditar que é possível ser feliz efazer os outros felizes. Senhor Edílson Carvalhedo Sampaio, neste momento de expressivas alegrias, quero também agradecer por um inesquecível favor, que você nos proporcionou, há alguns anos, quando meu irmão de seis (06) anos de idade, veio à casa de meu tio com minha mãe, distraiu-se na rua, distanciou-se e meu irmão acabou perdido. Ficamos desesperados e graças ao senhor, logo conseguimos recuperá-lo, através do Serviço de Auto-falantes. Diante desse episódio, não se pode deixar passar despercebidos e aproveitando o ensejo, quero em nome de minha família, externar sinceros agradecimentos por este ato nobre e humano, que nem todas as pessoas serão capazes de praticar. Edílson Carvalhedo Sampaio, o homem inteligente é um ser que busca pista em diferentes níveis de sua sabedoria, para encontrar o fio de saída rumo à suprema felicidade. A solidariedade é um sentimento que fala ao coração, o ponto mais alto de todas as demonstrações de amizade, dela depende o que somos.
Parabéns, caro amigo, pelo troféu conquistado e pelo compromissos firmado com o povo, em prol de uma Bela Cruz mais bela e mais desenvolvida.
Parabéns, por tudo. Meu muito obrigado.
Pronunciamento de Edílson Carvalhêdo Sampaio, por ocasião do recebimento da Medalha de Honra ao Mérito
“MUNICÍPIO DE BELA CRUZ”
Exm° Senhor. Presidente da Câmara Municipal Antonio Ézio Rios Morais
Exm° Senhor. Prefeito Municipal Dr. Eliésio Rocha Adriano,
Exm° Senhor. Vice Prefeito João Osmar de Araújo Filho
Senhor Vereador Ribeiro Neto – Vice Presidente da Câmara
Senhora Vereadora Maria do Socorro Rocha Araújo – 2ª. Secretária
Senhor Vereador Carlos César de Carvalho - 1° Secretário
Senhor Vereador José Arimar Rocha
Senhor Vereador Beroaldo
Senhora Maria Helena Adriano – Secretária de Ação Social
Senhora Maria das Graças Adriano Vasconcelos – Secretária de Educação
Senhora Maria Célia Araújo Carvalho – Secretária de Saúde
Senhor Luiz Rocha Adriano – Secretário de Administração e Finanças
Senhor Alexandre Cavalcante Bessa – Secretário de Meio Ambiente e Turismo
Senhor José Tadeu Costa Mendes – Secretário Infraestrutura
Senhor Marcos Fábio Araújo Rocha – Secretário de Agronegócios
Senhora Maria de Fátima Adriano Pinto – Chefe de Gabinete
Senhor José Edmar da Silveira Fonteles – Ouvidor Municipal
Senhora Irmã Adriana Felipe Duarte - Diretora do Instituto Imaculada Conceição;
Senhor José Marcelo Vasconcelos – Secretário de Esportes e Juventude
Reverendíssimo Senhor. Pe. João Batista Rodrigues Vasconcelos – Vigário da Paróquia de BC
Exm° Senhor. Secretário de Governo Coordenador Político Dr. Nilo Sérgio
Exm° Senhor. Deputado Federal Aníbal Ferreira Gomes
Senhores representantes de localidades do Município
Meus Senhores e Minhas Senhoras
Iniciando, agradeço em primeiro lugar a Deus por tudo que me tem dado até hoje e principalmente pelo que acontece neste momento. Quero agradecer de todo o meu coração a Vereadora Maria do Socorro Rocha Araújo, por ter sido a autora do requerimento indicando o meu nome para tão elevada honraria. Agradecer ao Exm°. Senhor. Presidente da Câmara Antonio Ézio Rios Morais, por ter participado de apoio integral e que muito bem representa esta Augusta casa Legislativa. Agradeço, outrossim, ao nosso ilustre Vice Prefeito Osmarzinho e a todos os Vereadores que me concedem neste momento tão elevada comenda. Agradecimentos também ao nosso Prefeito Eliésio Rocha Adriano, por todo o apoio que tenho recebido na presente administração, principalmente com a sua presença constante em todos os eventos de nossa iniciativa. Finalmente agradeço o carinho recebido de toda o povo belacruzense. Mas, o que mais me envaidece e me orgulha é receber a Medalha de Honra ao Mérito Cidade de Bela Cruz, justamente hoje que o nosso município está completando 49 anos de emancipação política, no momento em que nos sentimos felizes com a adminsitração do Prefeito Cachimbão que vem provando que com espírito e vontade de fazer uma Bela Cruz, onde todos tenham uma vida melhor. A Bela Cruz de hoje é diferente de alguns anos atrás, pois há muito tempo não se fazia alguma inauguração e todo o município está com obras inauguradas e muitas outras a serem inauguradas. O progresso está se iniciando em Bela Cruz e haveremos de ser testemunhas de muitas obras ainda serem inauguradas por todos esses dois anos e dez meses de Cachimbão.
Ao Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos, o meu muito obrigado por estar sempre ao nosso lado lutando em defesa dos direitos de todos os belacruzenses, tanto no amor de Cristo, como na parte material, demonstrando no trabalho uma constante vontade férrea de ver a Bela Cruz bela.
O meu agradecimento a todos os que fizeram o uso da palavra, demonstrando uma amizade maior do que eu esperava.
Hoje, dia 23 de fevereiro de 2006, é uma data muito importante em minha vida e de meus familiares que jamais será esquecida, pois não existe glória maior para um cidadão do que ser homenageado em vida, principalmente quando lhe é outorgado uma honraria da importância que acabamos de receber – MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO “CIDADE DE BELA CRUZ”, por serviços prestado à Comunidade. Esta Medalha que ora recebo, ela pertence também a minha querida esposa Regina Stela Vasconcelos Sampaio, que é testemunha direta de tudo que tenho feito durante esses trinta e seis (36) anos de verdadeira união conjugal de muitas felicidades juntamente com nossas filhas Adriana, Andréia e Ariane e agora completada com os dois filhos homens que nós não tivemos Alexandre Rosanelle, do Rio Grande do Sul esposo de Ariane e Paulo Vieira da cidade de Miranda em Portugal, esposo de Andréia. Quero agradecer a Deus por ter me dado pais maravilhosos e cristãos – Pedro Carvalhêdo de Macedo e Francisca Rodrigues Sampaio de Macedo, que neste exato momento estão felizes no céu participando desta festividade e intercedendo por todos os seus filhos.
Além da família, esta Medalha é dividida também com todos que voluntariamente estiveram sempre juntos em favor e defesa do povo belacruzense fazendo parte do: Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), do Juizado da Infância e da Juventude, os que, juntos estivemos em todas a localidades do Município realizando palestras, levando conhecimentos e orientando pessoas num caminho melhor, juntamente procurando sempre o bem estar da comunidade num todo.
Quero agradecer também àqueles que já estão junto do nosso Criador em outra dimensão. Agradecendo a todos que desde 1.970 até hoje militam à política belacruzense de uma maneira orientadora, para que o cidadão e cidadã do nosso município soubesse escolher bem os seus representantes, como prova maior vê-se bem escolhidos foram os nossos atuais representantes tanto no Poder Executivo como no Legislativo.
Gostaria de ressaltar que fui Vereador desta Casa Legislativa durante dez anos de l.972 a 1.982 e que nesse período exerci o cargo de Presidente desta Casa por duas vezes, com muita responsabilidade, dignidade e coragem, sempre do lado do mais carente e necessitado, como testemunha a dona Regina Stela Vasconcelos Sampaio a minha esposa. Esclareço, no entanto, que nesse período não recebíamos subsídios, ou seja, exercíamos os cargos por mera satisfação pois não recebíamos qualquer salário mensal para tanto, mas era gratificante fazer alguma coisa em favor de nossa gente.
Dediquei e dedico a minha vida a população de Bela Cruz, Município que eu escolhi como minha terra, pois aqui cheguei em fevereiro de l.947, com sete anos de idade, trazido de Novo Oriente por intermédio do então Padre Odécio Loiola Sampaio, primo legítimo meu, que era vigário desta abençoada terra. Não mais voltei para a minha terra de origem. Aqui continuei os meus estudos no recém inaugurado Instituto Imaculada Conceição que teve como primeira Diretora dona Ceci. Em l.950 fui internado no Colégio Marista em Missão Velha no Ceará, para fazer o admissão, que na época era como um vestibular hoje. Em 1.951 fui estudar interno no Colégio Marista de Apipucos em Recife, Estado de Pernambuco, e só em 1.956 é que voltei para Novo Oriente demorando pouco tempo, pois meu querido pai veio a falecer e no mesmo ano voltei para Bela Cruz, onde passei o resto do ano ajudando na construção do Instituto Imaculada Conceição, o atual. Em 1.957 fiz concurso para a Marinha do Brasil e passei. Durante a minha carreira na Marinha, estive no Grupo de recebimento do Porta Aviões Minas Gerais passando um ano na Holanda e conheci alguns Países da Europa e da África. Nessa viagem pude passar 20 (vinte) dias em Londres (Inglaterra), trinta (30) dias na Ilha de Carbo Verde, colônia Portuguesa e o Porta aviões Minas Gerais ficou fundeado vinte e quatro horas em frente a Ilha da Madeira (Portugal). Em 1.962 fui para a Base Naval de Natal, no Rio Grande do Norte, onde fiz o curso de Profissionalização de ESCRIVÃO. Servindo na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, como Instrutor de Instrução Militar Naval e Instrução Moral e Cívica e também pertenci a seleção de voleibol da Marinha, onde numa disputa de uma partida entre as seleções da EAM.Ce e a 10ª. Região Militar do Exercito Brasileiro, caí na quadra e fraturei a espinha bífida, qual seja a coluna vertebral e fui internado no Hospital Central da Marinha no Rio de Janeiro ficando internado por duas vezes, perfazendo um total de mais de seis meses de internamento e sendo operado da coluna, e depois de ser julgado por uma junta médica, fui considerado INCAPAZ POR INVALIDEZ DEFINITIVA PARA O SERVIÇO ATIVO DA MARINHA, fui reformado em 1.966, momento em que voltei para minha casa em Fortaleza para morar com minhas irmãs Quinôa e Joaninha e meu irmão José Arteiro. Em 1.968, voltei para Bela Cruz, casando em 08 de dezembro 1.969 com minha doce e querida Regina Stela Vasconcelos Sampaio. Nesse período, ainda moramos em Fortaleza por uns dez anos e voltamos em 1.992 e aqui estamos e se DEUS permitir, Bela Cruz será a minha última morada definitivamente. Antes de encerrar, registro aqui e agora o aniversário de 101 anos de José Anselmo Araújo (Zédiogo) meu amigo, que se pudesse estaria aqui.
Encerro as minhas poucas palavras lendo aqui o poema de Nicodemos Araújo
Evocação
Bela Cruz, minha terra, adorado viveiro
Dos meus ideais de moço, ornados de ventura,
Que recordo sonhando... Áureo tempo fagueiro
Que pôs na minha vida um favo de douçura.
As casas, a Matriz, o mangueiral faceiro,
O verde carnaubal flabelando naltura,
Tudo, tudo me fala ao coração, - romeiro
Deste peregrinar de saudade e ternura.
E, nesta evocação cariciosa e boa,
Avulta aos olhos dalma, e a vida me alumia,
A visão de meu pai que, do céu, me abençoa.
Ó minha Bela Cruz, de te querer não canso,
Que o berço já me deste, e hás de me dar, um dia,
Sete palmos de chão, para o final descanso. (Nicodemos Araujo)
OBRIGADO A TODOS.
quarta-feira, dezembro 09, 2009
EDILSON, 70 ANOS DE VIDA E 40 CASADO. OBRIGADO MEU DEUS.
08/12/2009
Hoje 08 de dezembro de 2009 eu Edilson Carvalhedo Sampaio estou completando setenta (70) anos de idade e quarenta (40) de união conjugal com a minha querida e amada Regina Stela Vasconcelos Sampaio, juntamente com minhas filhas: Francisca Adriana Vasconcelos Sampaio, Andréia Vasconcelos Sampaio Vieira e seu esposo Paulo Roberto Vieira, Ariane Vascocnelos Sampaio Rosanelle e seu esposo Alexandre Rosanelle.
Claro que durante esses setenta anos aconteceram muitas coisas inesquecíveis e agradáveis, como umas tantas que já foram apagadas da minha memória. Se somarmos tudo que aconteceu de bom e diminuirmos as ruins, teremos um saldo muito grande e positivo.
Sei de verdade que o mais importante foi ter casado com a Regina, pois, os frutos desse relalcionamento só tem gerado muitas alegrias e orgulho de ter constituido uma família que amo de verdade.
Para que eu e Regina termos sido felizes, durante esses quarenta anos juntos, foi preciso que houvesse muito amor, a compreensão, o desprendimento, a humildade, o respeito, a fé em Deus e as bençãos de Nossa Senhora a mãe de Deus, acreditar na vida e juntos sempre superar as dificuldades.
Os nossos genros – Alexandre e Paulo, tem sido o complemento de nossa família, continuam sendo os filhos homens que não tivemos.
A minha Regina, tem sido não só uma esposa, mas sim a razão de nossas vidas. Agradeço todos os dias a Deus por me ter concedido essa família maravilhosa, por ter me dado mais do que mereço, por ter me conservado com saúde e disposição para enfrentar o dia a dia.
Agradeço a Deus por ter me dado a graça de ter muitos amigos.
Agradeço ainda, a felicidade de ter no nosso meio e unidos as minhas irmãs – Joaninha, Quinoa e José Arteiro e as suas famílias, que são minhas sobrinhas e meus sobrinhos. Não posso esquecer do nosso querido cunhado Tarcisio Alves de Andrade que Deus o levou para a sua morada eterna.
Finalmente só quero dizer: obriagado a toda a família belacruzense, obrigado meu Deus, mais uma vez por tudo e dizer que a família é o tudo de nossas vidas.
NASCER NO DIA QUE É COMEMORADO E REFERENCIADO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, É MAIS DO QUE SORTE, É FELICIDADE DEMAIS.
AMO A TODOS E ESPERO NUNCA DECEPCIONAR NINGUÉM.
Fonte e foto: edilsoncarvalhedo@hotmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)