sexta-feira, fevereiro 11, 2011
ENCONTRO REGIONAL DE CCDS EM CAMOCIM
ENCONTRO REGIONAL DE CCDS EM CAMOCIM CEARÁ, DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA.
Representantes de diversas áreas e Municípios do Estado do Ceará, inclusive Bela Cruz, na pessoa do Presidente do CCDS, Edilson Carvalhedo Sampaio, se reuniram, nesse dia 10 de fevereiro de 2011 em Camocim, região litorânea, para discutir medidas para prevenção de tráfico e uso de drogas, resultando na "Carta de Camocim”.
O Encontro Regional de CCDS (Conselho Comunitário de Defesa Social) ocorrido em Camocim, foi maravilhoso, principalmente pelo tratamento, cortesia e delicadeza da parte dos organizadores, na pessoa do Presidente do CCDS de Camocim Dr. Ismael Pinheiro.
As autoridades de Camocim se fizeram presentes, demonstrando o apoio e o valor do Evento, claro que preocupados com o avanço desregrado da Droga naquele Município, principalmente o CRAK. Na verdade a droga está em todas as localidades do planeta, sendo sem dúvida nenhuma a “DOENÇA DO SÉCULO”.
Vários palestrantes se revezaram tratando de assuntos em defesa da comunidade, porém o que mais me chamou atenção e de todos os presentes, foi da proferido pelo nosso amigo e digno representante da nossa Briosa Polícia Militar, Capitão PM Bernardo Antonio Aguiar Caetano (Orientador da Célula de Suporte à Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública) que fez um esclarecimento de grande nível sobre “Segurança Pública”. Assim sendo, com a devida permissão, levo até vocês a matéria abaixo:
DESAFIOS PARA UMA SEGURANÇA CIDADÃ (Capitão PM Bernardo Antonio Aguiar Caetano Orientador da Célula de Suporte à Defesa Social da Sec. de Segurança)
Os múltiplos desafios do mundo contemporâneo têm exigido da sociedade e de suas instituições uma grande maleabilidade para rever, redirecionar e
aperfeiçoar condutas visando o enfrentamento de problemas emergentes.
No campo da Segurança Pública, tal lógica social também tem pressionado a superação de velhos paradigmas de atuação policial, reposicionando esforços institucionais não só para a defesa de um Estado abstrato, mas para a proteção de um cidadão real, permeado por necessidades/potencialidades e incorporado a um contexto urbano desafiador, complexo e extremamente dinâmico.
Nesse sentido, pode-se afirmar que a construção de uma Segurança cidadã deve alicerçar-se no estabelecimento de parcerias proativas entre instituições policiais e cidadãos, beneficiando-se do somatório de esforços e do compartilhamento de responsabilidades sociais em prol da promoção de cultura de paz sustentável e do estabelecimento de políticas públicas alinhadas às reais necessidades e especificidades do mundo atual.
No entanto, apesar da existência de dispositivos nacionais e internacionais que preveem, legitimam e defendem o referido modelo de polícia comunitária e cidadã, não há como negar que maniqueísmos ideológicos ainda obstacularizam a maximização de parcerias entre povo e Polícia. Principalmente por atores que se acomodam na reprodução acrítica de modelos herdados de seus antepassados, absorvendo e disseminando conservas culturais que por vezes se mostram desagregadoras e impermeáveis às evoluções paradigmáticas.
Assim, o aprimoramento da Segurança Pública na perspectiva de torná-la verdadeiramente cidadã ganhará força na medida em que toda a sociedade assuma um compromisso sistemático com os valores democráticos (que perpassam o cumprimento de direitos e o exercício de deveres). Onde o cidadão se reconheça como beneficiário e construtor dessa evolução e que os policiais incorporem em suas práticas o modelo transformador da polícia servidora, assumindo seu papel pedagógico como agente qualificado de uma Segurança moderna voltada à defesa dos direitos humanos e à promoção da cidadania.
Capitão PM Bernardo Antonio Aguiar Caetano - Orientador da Célula de Suporte à Defesa Social da Sec. de Segurança FONTE E FOTO: edilsoncarvalhedo@hotmail.com
www.ccdsbelacruzense.blogspot.com
www. belacruzmeuamor.blogspot.com
www.belacruzcomoteamo.blogspot.com
www.radiogenovevafm.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário