quarta-feira, maio 25, 2011
PACTO PELA VIDA REALIZA ENCONTRO REGIONAL EM SOBRAL COM 40 MUNICÍPIOS DA ZONA NORTE DO ESTADO DO CEARÁ.
24/05/2011 (terça-feira)
Propostas para pactuação Regional
“Pacto pela Vida”reúne em Sobral 40 dos 44 municípios da região no enfrentamento às drogas
O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (24/05), em Sobral, o III Seminário Regional do Pacto pela Vida. Reunindo diversos representantes dos municípios da região, o evento contou com as presenças ainda do presidente do Conselho, deputado Lula Morais (PCdoB), do deputado Professor Pinheiro (PT), representando o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) e do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do Dep. Eudoro Santana, do Bispo da Diocese de Sobral D. Odeli Magri, Dr. José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Supervisor Regional do Ronda da Zona Norte, Major Mendonça.
Durante o evento, o secretário-executivo do Pacto, Eudoro Santana, ressaltou a representatividade da região de Sobral que mais mobilizou municípios no Pacto pela Vida dentre as regiões do estado. Segundo ele, com o seminário, a região tem a oportunidade de colaborar com propostas para o enfrentamento às drogas. Antes de Sobral, o Pacto realizou os seminários de consolidação das pactuações regionais em Barbalha e Aracati.
O presidente do Conselho, deputado Lula Morais, reforçou a importância da articulação feita pela Assembleia com a sociedade e destacou o papel do Poder Legislativo de fazer as leis, mas também fiscalizar e levar as demandas da sociedade ao Executivo. Para Morais, “dentre os temas discutidos no Conselho, este Pacto pela Vida é o mais complexo, pois requer uma mobilização ampla da sociedade”. Segundo ele, somos pioneiros na formulação da política de enfrentamento às Drogas de forma participativa. “E o objetivo é fazer com que o Poder Público possa agir de forma competente, reduzindo ao máximo este problema que atinge a todos nós”, disse.
O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, destacou a importância de se aproveitar ao máximo as proposições feitas. O prefeito assumiu o compromisso de fortalecer a parceria entre a Prefeitura e as organizações da sociedade civil que têm trabalho frente às drogas. “É indispensável a integração da sociedade, aliando-se ao Estado por meio de políticas transversais e intersetoriais, a fim de oferecer alternativas ao mundo das drogas”, disse.
O deputado Professor Pinheiro sugeriu que o Pacto pela Vida alie-se em junho ao debate do Plano Plurianual Participativo. “Pode ser discutida essa ideia junto ao Executivo que vai fazer seu plano de governo participativo, elaborando propostas concretas entre as secretarias de forma integrada”, afirmou.
O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos tem como propósito oferecer embasamento técnico- científico necessário ao planejamento de políticas públicas para o estado. Atualmente, estão em andamento o “Pacto pela Vida - sobre Drogas” e “Pacto pela Convivência com o Semiárido”. Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
Os trabalhos do Encontro Regional realizado em Sobral estiveram a cargo do Deputado Estadual Lula Morais, que ao considerar aberto o Evento, fez esclarecimentos importantes, dizendo que chegou a hora de todos juntos entrarem na luta em defesa da Vida, dizendo ainda que a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará estaria sempre a disposição no sentido de ajudar a todos os Municípios no combate as drogas, principalmente o CRACK.
Após ser desfeita a Mesa composta por autoridades, alunos da Escola de Forquilha, fizeram uma magnífica apresentação da peça teatral “O CIGARRO NO BANCO DO RÉU”.
Ato contínuo, os participantes e representantes de Municípios que representam a Zona Norte, se dividiram em grupos e passaram a debater os seguintes eixos:
EIXO 01 – REPRESSÃO AO TRÁFICO
EIXO 02 – REINSERÇÃO SOCIAL
EIXO 03 – PREVENÇÃO
EIXO 04 – TRATAMENTO
O Município de Bela Cruz se fez presente com Edilson Carvalhedo Sampaio, presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social – CCDS, Dra. Sálvia Sobreira do Amaral – Psicóloga, Francisco José de Castro – Coordenador de Endemias, e Francisca Josiana dos Santos – aluna da Escola Estadual “Marieta Santos”, tendo todos participado ativamente dos trabalhos referentes aos eixos acima.
O projeto “Pacto pela Vida”, é o caminho certo de enfrentamento ao CRACK, que é considerada a Epidemia do Século. Como se define o CRACK?
Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro o usuário tem alucinações e paranóia (ilusões de perseguição).
Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína.
O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa — basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como, por exemplo, uma lata de alumínio furada. Fotos: edilsoncarvalhedo@hotmail.com www.radiogenovevafm.blogspot.com (www.belacruzmeuamor.blogspot.com) www.flogao.com.br/edilsonsampaio (www.belacruzcomoteamo.blogspot.com)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário