terça-feira, setembro 21, 2010
CCDS E AGENTES DE CIDADANIA ADMINISTRAM PALESTRA
21/09/2010
CCDS (CONSELHO COMUNITÁRIO DE DEFESA SOCIAL) NA PESSOA DE SEU PRESIDENTE - EDILSON CARVALHEDO SAMPAIO E AGENTES DE CIDADANIA DE BELA CRUZ, NA PESSOA DE SEUS SUB COMANDANTE - GUINTOM CARVALHO, ADMINISTRAM PALESTRAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL "MONSENHOR ODECIO LOIOLA SAMPAIO" COMO PARTE DE EVENTOS REALCIONASDOS A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM TRES EXPEDIENTES.
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2010
TEMA: CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA
A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.
Importante considerar que a prevenção de mortes e lesões no trânsito a partir da utilização do cinto de segurança impacta diretamente nos custos hospitalares e demandas de reabilitação.
O tema “CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA”, da Semana Nacional de Trânsito de 2010, possibilitará que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.
O trânsito e você
Para deixar os motoristas com os olhos bem arregalados, aos dias que antecedem a Semana Nacional de Trânsito, o DETRAN-CE. colocou em algumas avenidas de Fortaleza, alguns carros batidos.
É para chocar? Para assustar? Para chamar a atenção? Sim, tudo sim.
Uma piscada de olhos nossa, um bocejo, uma cerveja a mais, uma dor de cabeça que nos desvie a atenção pode ser fatal, o segundo decisivo para provocar um acidente de trânsito. Assim como somos protagonistas podemos ser vítimas dessas tragédias.
Histórico
A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, desde que foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A comemoração é obrigatória para todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, que devem criar eventos e promover campanhas educativas em todo o território nacional.
No entanto comemorar não é o termo mais adequado a qualquer evento que se refira ao trânsito. As estatísticas de mortos e feridos por acidentes permanecem assustando a cada ano, mas só atingem as pessoas quando uma fatalidade acontece nas suas famílias.
Na última década surgiram iniciativas interessantes que buscam a conscientização popular em relação ao trânsito. Uma principais é o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), movimento que começou na Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo. A idéia central é refletir sobre os problemas causados pelo uso massivo de automóveis e incentivar formas alternativas de locomoção, como a bicicleta.
Embora louvável por sua criatividade, o evento ainda não tem grande adesão. No ano passado ficou registrado que a data não alterou a rotina do trânsito na cidade de São Paulo. Os motivos podem ser resumidos na fala de um administrador de empresas ao jornal O Estado de São Paulo: “Sabia da data, mas tinha de ir da zona norte ao centro e não confio no transporte público”. Ou seja, a boa vontade das pessoas esbarra na ineficiência do Estado.
Campanhas de trânsito não faltam nos meios de comunicação. As escolas também fazem bem a sua parte. Está na hora de passar da conscientização à ação.
* “Não esqueça: quem vai com pressa demais deixa a vida para trás”. (Kleiton e Kledyr)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário