quarta-feira, setembro 01, 2010
"DESAFIOS PARA UMA SEGURANÇA CIDADÃ"
Desafios para uma Segurança cidadã
01/09/2010 01:00
Os múltiplos desafios do mundo contemporâneo têm exigido da sociedade e de suas instituições uma grande maleabilidade para rever, redirecionar e
aperfeiçoar condutas visando o enfrentamento de problemas emergentes.
No campo da Segurança Pública, tal lógica social também tem pressionado a superação de velhos paradigmas de atuação policial, reposicionando esforços institucionais não só para a defesa de um Estado abstrato, mas para a proteção de um cidadão real, permeado por necessidades/potencialidades e incorporado a um contexto urbano desafiador, complexo e extremamente dinâmico.
Nesse sentido, pode-se afirmar que a construção de uma Segurança cidadã deve alicerçar-se no estabelecimento de parcerias proativas entre instituições policiais e cidadãos, beneficiando-se do somatório de esforços e do compartilhamento de responsabilidades sociais em prol da promoção de cultura de paz sustentável e do estabelecimento de políticas públicas alinhadas às reais necessidades e especificidades do mundo atual.
No entanto, apesar da existência de dispositivos nacionais e internacionais que preveem, legitimam e defendem o referido modelo de polícia comunitária e cidadã, não há como negar que maniqueísmos ideológicos ainda obstacularizam a maximização de parcerias entre povo e Polícia. Principalmente por atores que se acomodam na reprodução acrítica de modelos herdados de seus antepassados, absorvendo e disseminando conservas culturais que por vezes se mostram desagregadoras e impermeáveis às evoluções paradigmáticas.
Assim, o aprimoramento da Segurança Pública na perspectiva de torná-la verdadeiramente cidadã ganhará força na medida em que toda a sociedade assuma um compromisso sistemático com os valores democráticos (que perpassam o cumprimento de direitos e o exercício de deveres). Onde o cidadão se reconheça como beneficiário e construtor dessa evolução e que os policiais incorporem em suas práticas o modelo transformador da polícia servidora, assumindo seu papel pedagógico como agente qualificado de uma Segurança moderna voltada à defesa dos direitos humanos e à promoção da cidadania.
Capitão PM Bernardo Antonio Aguiar Caetano - Orientador da Célula de Suporte à Defesa Social da Sec. de Segurança
Foto:edilsoncarvalhedo@hotmail.com Assessor Municipal de Comunicação WWW.ccdsbelacruzense,blogspot.) WWW.belacruzmeuamor.blogspot.com (WWW.belacruzcomoteamo.blogspot.com) WWW.radiogenovevafm.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Cap Aguiar,
Desafios para uma Segurança cidadã.
A sociedade, de uma forma geral, tem dificuldade em compreender
a real necessidade de sua participação proativa junto aos Órgãos de segurança, é preciso disseminar essa ideia. Isso você faz bem há alguns anos. Parabens pelo texto. Eliza – colega de profissão.
Postar um comentário