Transmissão ao vivo


WEB RÁDIO GENOVEVA FM

Olá ouvintes, agora vocês podem ouvir a nossa rádio pela internet acessando nosso link :
http://ccdsbelacruzense.blogspot.com.br/

quarta-feira, junho 09, 2010

Edilson Carvalhedo Sampaio (CCDS) ministra Palestra para agentes do Pro-Cidadania





09/06/2010
EDILSON CARVALHEDO SAMPAIO (CCDS) FAZ PALESTRA PARA AGENTES DO PRO- CIDADANIA DE GIJOCA E MARCO, CEARÁ, NO AUDITÓRIO DA IRRIGAÇÃO VALE DO ACARAU.

O PRO-CIDADANIA É UM PROGRAMA ESTADUAL COM PARCERIA DOS MUNICÍPIOS COORDENADO PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL, NA RESPONSABILIDADE DO TENENTE CORONEL ERIVALDO GOMES E TENDO COMO INSTRUTOR RESPONSÁVEL O CAPITÃO PM SÉRGIO NA REGIÃO DO VALE DO ACARAÚ.

Foram tratados vários assuntos como:
a)O que é CCDS (Conselho Comunitário de Defesa Social) e sua finalidade.

b)Cidadania
O cidadão é aquele que conhece os seus direitos e luta por eles, ao mesmo tempo e que cumpre com as suas obrigações e respeita o legítimo direito do outro. O cidadão tem consciência do importante papel que desempenha na sociedade. A cidadania começa dentro das nossas próprias casas, no convívio com a família, passando pelas relações com os vizinhos, com os colegas de escola, de trabalho, com a preocupação com a qualidade de vida no bairro, na cidade, no Estado, no País.

O cidadão quando se depara com uma situação de injustiça ou de omissão do Poder público, na escola, no posto de saúde, na abordagem inadequada da polícia, nas condições de infraestrutura do bairro - por problemas de buracos, lixo, falta de iluminação pública, esgoto a céu aberto etc -, não deve dizer: Não tenho nada a ver com isso. Ao contrário, o cidadão se sente protagonista na busca de soluções; conversa com os vizinhos, com os amigos, forma uma associação, procura os poderes públicos, cobra providências.
c) SEGURANÇA PÚBLICA
d) Artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Vamos iniciar os nossos trabalhos sobre SEGURANÇA, dizendo que de acordo com o artigo 144 da Constitução Federal que diz: “Segurança Pública”, DEVER do Estado, DIREITO E RESPONSABILIDADE de todos”,. Assim a comunidade, como co-responsável pela segurança pública, não poderia ficar de fora de qualquer entidade criada com o objetivo primordial de oferecer segurança, paz e tranqüilidade. Sabemos ainda que é de vital importância para o êxito dos programas de segurança: despertar, fomentar e manter o interesse e a participação ativa dos vários segmentos representativos da sociedade, no caso presente, estudantes e professores.
Nós não somos um País sério, pois, não cumprimos as Leis e nem exigimos, quando autoridades e sociedade, as façam ser cumpridas.
Penso que para se ter um País sem violência, é necessário que cada um cumpra a sua parte, que haja consciência individual, educação, a qual tem que começar no banco escolar e familiar e espírito humanitário e comunitário em cada um de nós.
f) VIOLÊNCIA
A violência é uma palavra que vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano do brasileiro e já figura entre as grandes causas de preocupação de milhares de pessoas ao redor do mundo. Em uma lista de principais problemas das megalópoles, a violência aparece junto com a fome, o desemprego, o trânsito, a poluição, entre outros. Para se proteger, a sociedade se esconde atrás de muros e grades e se mune com o que há de mais moderno em termos de segurança. Tudo isso para ter a certeza de que estará livre da temida violência.
É sabido que a violência está presente na vida do homem desde o seu surgimento.
"Se há uma coisa de que me orgulho é o fato de estar sempre disponível a ajudar alguém a adquirir conhecimento. No "Todos Pela educação" vi mais uma oportunidade de cumprir com a minha parte dentro desse contexto, por intermédio dos programas da RadCom Genoveva FM.
Gostaria de informar aos senhores e senhoras presentes que a RadCom Genoveva FM de Bela Cruz, é associada ao Programa Nacional “Todos pela educação” e devido ao nosso trabalho em favor da educação do nosso município e do Brasil e tendo eu enviado um artigo a respeito de educação, fomos escolhidos o radialista do mês de setembro de 2008.
g) EPIDEMIA DO SÉCULO – DROGAS
Droga é qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas que são fabricadas em laboratórios.
As drogas circulam pelo corpo e entram na corrente sanguínea causando dependência, problemas circulatórios, cerebrais e respiratórios, compulsão e vários outros fatores que, iguais a estes citados, podem levar à morte.
Ao longo da história, a humanidade enfrentou muitas epidemias: Varíola; Peste Negra; Gripe Espanhola; Tuberculose e muitas outras. Morreram muitas pessoas, famílias foram dizimadas e os governos gastaram milhões em pesquisas e tentativas de curas. As pessoas não queriam ficar doentes. Era somente dor e sofrimento para todos.
Atualmente, estamos sendo acometidos de uma “nova” epidemia: A Dependência Química ou o uso abusivo de álcool e outras drogas. Está matando milhões de pessoas e também dizimando muitas famílias, e pior, esta epidemia está crescendo e atingindo todas as classes sociais, raças, sexo, idades e credos.
Então, qual a diferença entre esta epidemia e as outras? Uma simples gripe deixa sintomas como dores no corpo, dores de cabeça, tosse, espirros. Tem um ciclo, precisa de repouso, medicação e passa.
A epidemia do uso de Álcool e Drogas é social. Ela alimenta a segunda indústria mais rentável do planeta, a do narcotráfico (a primeira é a indústria de armas). Ela afeta não somente o doente, mas adoece toda a família. Ela é uma epidemia de escolhas, pois um vírus ou bactérias não escolhemos e eles nos contagiam, mas, no caso da Dependência Química, o “contágio” é por uma ilusão, e, para piorar, normalmente é prazeroso para aquele que experimenta.
No caso do uso de drogas, a pessoa está com deficiências na alma. Não se vincula com a família nem com Deus.
O que é o crack
Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares.

O baixo custo da pedra – em torno de R$ 5 – revela-se ilusório. Empurrado para o precipício da fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares e amigos e, por fim, começa a cometer crimes.
Gostaria de dizer que os alunos do pro-cidadania se comportaram dignamente e foram ensinados como procederem no exercício de suas funções em suas cidades e que os mesmos iriam representar e orientar educadamente a população de seus municípios.

FONTE E FOTO:edilsoncarvalhedo@hotail.com
WWW.flogao.com.br/edilsonsampaio
WWW.ccdsbelacruzense.blogspot.com
WWW.radiogenovevafm.blogspot.com

Nenhum comentário: