Transmissão ao vivo


WEB RÁDIO GENOVEVA FM

Olá ouvintes, agora vocês podem ouvir a nossa rádio pela internet acessando nosso link :
http://ccdsbelacruzense.blogspot.com.br/

quinta-feira, junho 21, 2012

CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS - COMAD, REALIZA GRANDE EVENTO NA ESCOLA ESTADUAL ENSINO MÉDIO PROFª THEOLINA EM SÃO GONÇALO BELA CRUZ







21/06/2012 - ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS - COMAD DO PRIMEIRO SEMESTRE JUNHO DE 2012.
O Conselho Municipal Antidrogas – COMAD, conforme programação esteve com parte de seus membros Conselheiros: Edilson Carvalhedo Sampaio, presidente e presidente do CCDS, Dra. Juliana Dantas de Araujo,Assitente Social, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM e Vice Presidente do COMAD, Dr. Rafael Lopes da Rocha, Psicólogo do CAPS, Representante d Secretaria de Saúde, José Jocélio Menezes, Funcionário Público Municipal,Representante da Camara Municipal, e Dra. Gerarda Selma Barbosa, Assitente Social, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, representante da Secretaria de Assistência Social promovendo palestra (PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS)na EEM Professora Theolina de Muryllo Zacas, na localidade de São Gonçalo – Bela Cruz/CE, Zona Rural FONE:( 88 ) 99320812 EMAIL:theolina@escola.ce.gov.br. A Diretora da Escola Theolina, Coordenador Fernando, Secretária Millena, foram presentes e organizaram mais de 400 alunos (as) fazendo com que os mesmo se comportassem dignamente, com atenção total aos palestrantes. O senhor Edilson Carvalhedo Sampaio ali estava representando o COMAD, como também o CCDS. Foi colocado para os alunos o seguinte:
O que é o Conselho Municipal Antidrogas - Comad

O Conselho Municipal Antidrogas - Comad é um conselho de cidadãos, todos voluntários, sem remuneração, representantes dos diversos setores da sociedade e do Poder Público Municipal, unidos com um importante objetivo: conhecer a realidade do problema da dependência química em nossa Cidade, e, a partir disso, propor ações e coordenar trabalhos visando a prevenção do uso abusivo de drogas, a educação e capacitação de grupos específicos de pessoas para que possam agir como agentes multiplicadores, e o encaminhamento de pessoas que estejam sofrendo as consequências da drogadição.
O CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS (COMAD) de Bela Cruz, foi instituído em caráter permanente e que se integrará na ação conjunta e articulada de todos os órgãos de nível Federal, Estadual e Municipal que compõem o Sistema Nacional da Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes, de que trata o Decreto Federal no. 110 de 02 de setembro de 1980, por intermédio do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN/CE.
DA NATUREZA E SUA FINALIDADE
Art. 1º - O CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS - COMAD do Município de Bela Cruz, Ceará, Órgão normativo de deliberação coletiva, vinculado administrativamente ao Gabinete do Prefeito, criado pela Lei Municipal nº 560 de 17 de maio de 2004, tem por fim dedicar-se inteiramente à causa Antidrogas, cumprindo-lhe integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e da prevenção da demanda de drogas.
Senhores e senhoras.
Muitas vezes desejaríamos que as drogas simplesmente não existissem, principalmente quando vemos pessoas a quem amamos sofrendo e nos fazendo sofrer por estarem envolvidas com drogas. Entretanto elas existem. O que podemos fazer é tentar evitar que as pessoas se envolvam com essas substâncias. Os que já se envolveram, podemos ajuda-los a evitar que se tornem dependentes. Para aqueles que já se tornaram dependentes, cabe-nos oferecer os melhores meios para que possam abandonar a dependência. Se, apesar de todos os nossos esforços, eles continuarem a consumir drogas, temos a obrigação de orientá-los para que o façam da maneira menos prejudicial possível, mantendo a esperança de que estejam atravessando uma fase difícil e necessitando portanto de nosso apoio.
O QUE SÃO DROGAS?
Drogas são substâncias utilizadas para produzir alterações, mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa , qual tipo de droga é utilizada e em que quantidade, o efeito que se espera da droga e as circunstâncias em que é consumida. Geralmente achamos que existem apenas algumas poucas substâncias extremamente perigosas: são essas que chamamos de drogas. Achamos também que drogas são apenas produtos ilegais como a maconha, a cocaína e o crack. Porém, do ponto de vista da saúde, muitas substâncias legalizadas podem ser igualmente perigosas, como por exemplo o álcool, que também é considerado uma droga como as demais.
O QUE É DEPENDÊNCIA?
Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (frequentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis etc . O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva.
Para compreendermos melhor a dependência, vamos analisar as duas formas principais em que ela se apresenta: a física e a psicológica. A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo para de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso: é síndrome de abstinência. Os sinais e sintomas de abstinência dependem do tipo de substância utilizada e aparecem algumas horas ou dias depois que ela foi consumida pela última vez. No caso dos dependentes do álcool, por exemplo, a abstinência pode ocasionar desde um simples tremor nas mãos a náuseas, vômitos e até um quadro de abstinência mais grave denominado “DELÍRIUS TREMENS” com risco de morte em alguns casos.
Já a dependência psicológica corresponde a um estado de mal-estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns são: ansiedade, sensação de vazio, dificuldade de concentração, mas podem variar de pessoa para pessoa. Com os medicamentos existentes atualmente, a maioria dos casos relacionados, à dependência física podem ser tratados. Por outro lado, o que quase sempre faz com que uma pessoa volte a usar drogas é a dependência psicológica, de difícil tratamento e não pode ser resolvida de forma relativamente rápida e simples como a dependência física.
CRACK A EPIDEMIA DO SÉCULO
EPIDEMIA DO SÉCULO
Ao longo da história, a humanidade enfrentou muitas epidemias: Varíola; Peste Negra; Gripe Espanhola; Tuberculose e muitas outras. Morreram muitas pessoas, famílias foram dizimadas e os governos gastaram milhões em pesquisas e tentativas de curas. As pessoas não queriam ficar doentes. Era somente dor e sofrimento para todos.
Atualmente, estamos sendo acometidos de uma “nova” epidemia: A Dependência Química ou o uso abusivo de álcool e outras drogas. Está matando milhões de pessoas e também dizimando muitas famílias, e pior, esta epidemia está crescendo e atingindo todas as classes sociais, raças, sexo, idades e credos.
Então, qual a diferença entre esta epidemia e as outras? Uma simples gripe deixa sintomas como dores no corpo, dores de cabeça, tosse, espirros. Tem um ciclo, precisa de repouso, medicação e passa.
A epidemia do uso de Álcool e Drogas é social. Ela alimenta a segunda indústria mais rentável do planeta, a do narcotráfico (a primeira é a indústria de armas). Ela afeta não somente o doente, mas adoece toda a família. Ela é uma epidemia de escolhas, pois um vírus ou bactérias não escolhemos e eles nos contagiam, mas, no caso da Dependência Química, o “contágio” é por uma ilusão, e, para piorar, normalmente é prazeroso para aquele que experimenta.
Todos os membros do COMAD, também palestrantes foram unânimes e igualitários na transmissão do assunto acima citado. Fonte e foto: edilsoncarvalhedo@hotmail.com

Nenhum comentário: